Estes são os procedimentos de cirurgia plástica realizados pela clínica de cirurgia plástica DA VINCI.

Otoplastia

-

A Otoplastia é a cirurgia que corrige as orelhas proeminentes ou reduz as orelhas grandes. Normalmente é realizada em crianças com idades entre quatro e quatorze anos. Em adultos a Otoplastia também pode ser feita, geralmente sem riscos adicionais, independente da idade..

Pré operatório

INTERNAÇÃO

Não há necessidade de internação.

GRAVIDEZ

Gestantes não poderão realizar essa cirurgia.

ATO CIRÚRGICO

A cirurgia de Otoplastia pode durar de 60 a 90 minutos.

IDADE

Entre quatro e quatorze anos, mas adultos também podem realizar a cirurgia.

ANESTESIA

Na Clínica Da Vinci utiliza-se anestesia local para cirurgia de correção da "orelha de abano", com sedação via oral, leve, independente da idade do paciente.

CUIDADOS

Comunique seu médico até um dia antes da cirurgia em caso de infecções, gripe ou alergias.

Obedecer ao horário marcado para a intervenção.

Os cabelos deverão ser lavados um dia antes da Otoplastia, e se forem compridos, não deverão ser cortados, pois poderão auxiliar no disfarce do curativo nos primeiros dias.

Fazer jejum de seis horas, no mínimo.

Pós operatório

RECUPERAÇÃO

Serão usados curativos de proteção para a cicatriz durante alguns dias, além de uma touca para evitar traumatismos locais. Durante 45 dias após a Otoplastia, o paciente usará uma faixa elástica macia para manter as orelhas "coladas" à cabeça.

COMPLICAÇÕES

Raramente ocorrem complicações em decorrência de uma Otoplastia, mas os riscos comuns de procedimentos cirúrgicos poderão ser esclarecidos pelo cirurgião plástico. Seguir as orientações médicas corretamente evita complicações.

RESULTADO

Ao retirar o curativo, 80% do resultado desejado já estará visível. Depois de três meses, o resultado final fica evidente e pode ser definitivo se os procedimentos pós-cirurgia forem seguidos.

TRABALHO

Para as crianças, o retorno à escola poderá acontecer em três dias, ou logo após a remoção da "touca".

EXERCÍCIOS

No primeiro mês devem ser evitados os exercícios mais intensos.

CICATRIZ

A cicatriz da Otoplastia é muito pequena e fica atrás da orelha, que por ser uma região com pele muito fina, fica quase imperceptível.

PONTOS

Os pontos poderão ser retirados quatorze dias após a cirurgia de correção da 'orelha de abano'.

CURATIVOS

Pequenos curativos protegem a cicatriz e somente a equipe médica poderá removê-los. Durante, em torno de, 24 a 48 horas permanece uma espécie de touca de rede e gazes, que é substituída por uma faixa elástica macia (de lycra, nas meninas). É recomendado o uso de faixas tipo "tênis" para os pacientes masculinos, que serve para proteger, e deve permanecer por quarenta e cinco dias, sendo retirada apenas na lavagem dos cabelos.

BANHO

A incisão não deverá ser molhada durante quinze dias.

CUIDADOS

Ao dormir, procurar manter a cabeça elevada.

A faixa e os curativos deverão ser usados, conforme orientações médicas.

Comparecer a todas as consultas do pós-operatório, para que a equipe possa avaliar os resultados.

Seguir corretamente a prescrição médica.

As atividades normais (sem excessos) poderão ser retomadas dentro de quatro ou cinco dias.

A alimentação é livre após o segundo dia. Recomenda-se o consumo de alimentos à base de vitaminas, como frutas, e proteínas, como ovos, leite e carnes.

DOR

O desconforto pós-operatório pode ser amenizado com analgésicos comuns, receitados pelo seu médico.