Estes são os procedimentos de cirurgia plástica realizados pela clínica de cirurgia plástica DA VINCI.

-

Rinoplastia

-

A Rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais comuns. Trata-se da correção do nariz. Sua finalidade pode ser estética, para correção de problemas respiratórios, problemas de má formação ou reconstruções.

Pré operatório

-

CUIDADOS

No período pré-cirúrgico deverá ser feito um arquivo com fotos e alguns exames de laboratório.

IDADE

SPara realização da correção do nariz, o desenvolvimento da face deve estar completo, ou seja, para meninas, entre 14 e 15 anos e, para os meninos, um pouco mais tarde.

INTERNAÇÃO

Rápida, de duas a quatro horas.

GRAVIDEZ

A Rinoplastia não pode ser feita em gestantes.

PESO

Não há proibições relacionadas ao peso do paciente. Exceto aqueles com obesidade mórbida.

ATO CIRURGICO

A Rinoplastia pode durar de uma a duas horas, em média.

ANESTESIA

A anestesia utilizada para a cirurgia de nariz é a local com sedação endovenosa, para que o paciente permaneça relaxado e confortável durante o procedimento.

Pós operatório

-

COMPLICAÇÕES

Eventualmente, uma cirurgia complementar para correção do crescimento de alguma cartilagem (processo natural), após a Rinoplastia, não está descartada. Pacientes que apresentam laterorrinia (nariz torto), sofrem com essa síndrome, pois o nariz pode voltar a entortar em função do "efeito de memória" que a cartilagem possui. A dificuldade respiratória pós-cirúrgica pelo nariz também pode acontecer com alguns pacientes, isso devido aos edemas e crosta intranasais, mas geralmente é passageira.

CURATIVOS

Após a Rinoplastia, um curativo cobrirá o nariz. Nos casos em que são exigidas pequenas fraturas dos ossos nasais, o curativo aplicado é mais duro (placa), podendo ser retirado após 3 semanas.

DOR

A dor espontânea não é comum nos pacientes que realizam a Rinoplastia. É comum que tenham a sensação de pressão nas primeiras horas após a cirurgia plástica ou dor local, nos casos de traumatismo.

CUIDADOS

O repouso com a cabeça elevada e redução das atividades são indicados nos primeiros dias. Esses cuidados ajudam a reduzir a possibilidade de sangramentos e o inchaço do nariz.

TRABALHO

O paciente poderá retomar suas atividades profissionais dentro de 3 ou 5 dias, caso sinta-se à vontade com o curativo.

EXERCÍCIOS

Exercícios intensos, com risco de contusão devem ser feitos após dois meses. Já os mais leves poderão ser retomados em um mês.

EVOLUÇÃO

Um pequeno edema residual pode aparecer e permanecer por muitos meses, com frequência, na ponta nasal, detalhe que não fica visível a terceiros. Hematomas ao redor dos olhos podem ser registrados nos primeiros dias após a Rinoplastia mas tendem a desaparecer em uma semana. Caso ache necessário, a paciente poderá usar maquiagem (corretivo) poucos dias após o procedimento.

BANHO

Está liberado no mesmo dia da cirurgia, mas mantendo-se a cabeça ereta e evitando molhar o curativo. O cabelo deve ser lavado em separado, com a cabeça alta, ou para trás.

RECUPERAÇÃO

A recuperação da Rinoplastia leva de dez a quinze dias. Por dois meses, o paciente deverá evitar a exposição ao sol.

RESULTADO

Os pacientes submetidos à correção do nariz devem levar em conta que a cirurgia possui 80% de possibilidade de sucesso. Em 20% dos casos existe a necessidade de retorno para a segunda Rinoplastia, para alcance do resultado desejado. Mas isso não quer dizer que o cirurgião plástico não realizou bem o seu trabalho, pois isso acontece por diversas razões.

CICATRIZ

Como as incisões da Rinoplastia são feitas na parte interna do nariz ou nos sulcos, praticamente não existem cicatrizes visíveis. Em alguns casos de tratamento das asas nasais, duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face são necessárias, mas praticamente somem com o passar das semanas.

PONTOS

Os pontos internos não precisam ser retirados. Nas correções das narinas alargadas, metade dos pequenos pontos da pele são retirados após uma semana e a outra metade com doze a quinze dias após a cirurgia.