Dr Alberto César Hodara

Como Artista Plástico, iniciou sua formação artística na infância, na década de 50, observando sua mãe, que pintava em casa como hobby.

Na adolescência, no final da década de 60, acompanhou de perto os trabalhos do artista Carlos Tenius e da artista plástica Joyce Schleininger.

No final da década de 60 (1968-1969), fez vários trabalhos em óleo sobre tela.

No verão de 1983 teve aulas particulares com Joyce Schleininger em um espaço cedido no atelier livre da prefeitura.

Em 1989 teve meses de aulas particulares com Ernesto F. Scheffel.

Em 1999 realizou um curso de escultura e, no dia oito de julho do mesmo ano, participou de uma coletiva promovida pela artista plástica Marli Amado de Araújo.

Em 2003 e 2004 teve aulas regulares com Plínio C. Bernhardt sobre o desenho da figura humana e pintura.

Em setembro de 2004 fez sua primeira Vernissage, na Galeria Alencastro Guimarães, em Porto Alegre, apresentando 15 pinturas em óleo sobre tela apoiada em madeira com técnicas mistas, priorizando a perfeição da forma humana e conseguindo transmitir, com muita sensibilidade, o quão frágil e fascinante ela é. Para selar com chave de ouro, foi exibida uma matéria no Jornal do Almoço – RBS TV, com grande repercussão e sucesso.

Seguidamente, em outubro, fez sua segunda Vernissage em Caxias do Sul, na Galeria Arte Quadros, onde em poucos dias vendeu um número expressivo de obras. Outro grande sucesso.

Em março de 2007 foi convidado a expor na Vernissage da Galeria de Artes do Grêmio Náutico União, sede Alto Petrópolis – Porto Alegre, sendo muito elogiado por todos que ali passaram.

A figura da mulher, desde a adolescência, foi o tema que o artista A.C Hodara elegeu para abrilhantar seus convidados em suas Vernissages.

Entre seus inventos, está a HOWAII, uma roupa inovadora de neoprene voltada à prática do surf seguro, que também aumenta o conforto e performance do surfista. Ela contém uma câmara de ar interno que funciona como um "segundo pulmão" em situações de emergência, além de garantir flutuabilidade ao surfista. Para mais informações ou adquirir a roupa, acesse o site www.howaii.com.br.