Blefaroplastia Pós-operatório

RECUPERAÇÃO

O inchaço dos olhos pode variar de paciente para paciente. O edema normalmente desaparece entre o quarto e oitavo dia após a cirurgia. De qualquer forma, nos três dias após a cirurgia é que se registram os maiores inchaços. É aconselhado, nessa fase, o uso de compressas frias, para diminuir os edemas e óculos escuros.

COMPLICAÇÕES

Sangramento e dificuldade passageira para fechar os olhos estão entre as possíveis complicações após a Blefaroplastia. Em raros casos, o inchaço persiste, mas está ligado a algo que já acontecia antes da cirurgia. As manchas roxas e avermelhadas podem aparecer em função do trauma cirúrgico, mas trata-se de um sintoma reversível e temporário.

EXERCÍCIOS

A atividade física está liberada após três semanas pós-procedimento.

DOR

Não é comum o registro de dor na cirurgia plástica de pálpebras. Em casos de pequenos períodos de dor ou sensibilidade maior, o uso de analgésicos comuns pode ser indicado.

RESULTADO

O resultado definitivo da Blefaroplastia será alcançado depois do terceiro mês, mas 25% do resultado final pode ser percebido após o oitavo dia pós-procedimento. É importante ressaltar que a Blefaroplastia não rejuvenesce toda face, se realizada de forma isolada. Por isso, a orientação do cirurgião plástico ao seu paciente sobre os resultados é muito importante.

CICATRIZ

Pela espessura fina da pelo das pálpebras, as cicatrizes do rejuvenescimento do contorno dos olhos ficam escondidas entre os sulcos da pele. Mas é importante respeitar o período de cicatrização completa, que é de três meses. A maquiagem já pode ser utilizada nos primeiros dias pós-cirurgia.

MITOS E VERDADES

Mito: a Blefaroplastia rejuvenesce todo o rosto.

Verdade: As melhoras originadas pela Blefaroplastia feita isoladamente proporcionam correções específicas e não a modificação geral da face.

PONTOS

Os pontos já são removidos antes do término de uma semana e a paciente já está liberada para o uso de maquiagem.

TRABALHO

Geralmente, de sete a dez dias são suficientes para o retorno dos pacientes ao trabalho.

BANHO

Ao tomar banho, não permitir que a água caia sobre os olhos por, pelo menos, uma semana.

CURATIVOS

São utilizadas pequenas fitas microporosas para prender as pontas dos fios de sutura. Para reduzir o inchaço é indicado o uso de compressas geladas.

CUIDADOS

Evitar alimentos quentes por 3 dias.

Evitar exposição ao sol e calor durante o primeiro mês após a Blefaroplastia.

Aplicar compressas frias por três dias, constantemente.

Utilizar o colírio diurno e o gel noturno, indicados no momento da alta, por uma semana.

Não ler, não assistir TV, nem usar computador durante os três primeiros dias.